Todos os fluídos que circulam no seu veículo necessitam ser constantemente purificados, assim como o ar respirado pelo motor e pelos ocupantes do veículo. Os filtros mais comuns são o filtro do óleo, filtro do ar, filtro do habitáculo e o filtro do combustível.
Um filtro em bom estado garante o correto funcionamento e rendimento das peças e sistema que integram: melhor rendimento do motor, do sistema de climatização, menor emissão de gases, menor consumo de combustível.
Numa oficina da JOSILEX indicamos-lhe quando é o momento adequado para realizar a mudança de filtros segundo o seu veículo e utilização.
O filtro de óleo desempenha um papel fundamental na performance, no rendimento e na manutenção de um veículo. Tem por objetivo filtrar impurezas geradas durante o processo de combustão e impedir a sua entrada e depósito no motor, minimizando danos a curto, médio e longo prazo.
O filtro de ar é a primeira peça do sistema de admissão do motor. Retém as partículas de pó em suspensão para que não possam entrar na câmara de combustão.
Se o filtro ficar saturado e não for substituído, as partículas podem passar e rachar os pistões e as paredes dos cilindros, o que resultaria na deterioração prematura do motor. Como tal, substituir os filtros de ar na altura devida evitará danos graves que obrigariam a gastos elevados em reparações.
O filtro de habitáculo é um elemento que se insere no sistema de aquecimento e ar condicionado do veículo para limpar todas as impurezas do ar que entra no interior do veículo. As impurezas que o filtro de habitáculo absorve são sobretudo: pólen, pó e fuligem dos gases de combustão dos veículos precedentes.
O filtro de combustível fica encaixado na linha do sistema de combustível, com o intuito de filtrar e reter partículas de sujidade e resíduos diversos. A entrada de tais partículas e resíduos no motor ou nos injetores, poderá provocarar danos mais ou menos graves, a curto, médio e longo prazo. Por isso, é extremamente importante não andar com filtros sujos ou entupidos.