Uma escova limpa vidros em bom estado é fundamental para uma condução segura, o condutor precisa de ter visibilidade para a estrada de forma a evitar situações perigosas e garantir a segurança do automobilista e dos restantes que circulam na estrada.
A durabilidade das escovas limpa vidros varia de marca para marca e depende de vários fatores, como a sua utilização, boas práticas (não limpar com vidro seco e utilizar liquido de limpeza de boa qualidade), frequência da exposição a condições climatéricas (sol, gelo, neve, pó).
Aconselhamos a substituição das escovas limpa vidros uma vez por ano e após o Verão.
É natural com a exposição solar prolongada do Verão estas tenham ficado ressequidas e deterioradas. Com a chegada do outono e das primeiras chuvas aconselhamos a todos os condutores a verificar o estado das escovas dos seus veículos, e caso apresentem os seguintes sintomas de desgaste a procederem à sua substituição.
Cortes ou outros danos que deformem a lâmina de borracha;
Limpeza ineficaz do para brisas, deixando superfícies com manchas, riscos ou outras marcas de água de forma continuada;
Pequenos saltos da escova na passagem pelo vidro, contrariando o suave contacto habitual;
Ruídos e vibração durante o vaivém das escovas.
Cada veículo tem uma medida ou medidas de escovas associadas, é necessário saber o tamanho das suas escovas e o encaixe indicado.
Aconselhamos também a verificação frequente do reservatório da água e a colocação do líquido de limpa vidros de qualidade para que esteja sempre em segurança.