Neste artigo, José Vieira, gerente da empresa Pneus Josilex e especialista de pneus há mais de 35 anos, fala-nos da sua opinião sobre os melhores pneus e as várias marcas no mercado.
Opinião de um especialista – José Vieira
Os pneus tem muito “que se lhe diga”. O melhor pneu para um carro é um pouco relativo, depende do tipo de condução, do tipo de carro, o que é que o cliente privilegia (segurança, conforto, consumo), de acordo com estes critérios ajudamos a escolher o melhor pneu.
Na minha opinião a eficiência energética é um importante indicador, mas não é tudo porque só nos dá a leitura de três fatores, a aderência em piso molhado, a resistência ao rolamento e o ruído. Há outras variáveis também importantes, a considerar, como a aderência em curva, a durabilidade, aderência em seco.
Existe essencialmente três gamas: as marcas premium, marcas de qualidade/preço e marcas budget.
Marcas Premium
Quando falamos de marcas Premium, falamos de marcas topo, das melhores marcas do mercado. Temos nesta gama as marcas Michelin (aqui), Brigdestone (aqui), Pirelli, Dunlop, Goodyear e Continental.
Nesta gama os pneus dividem-se essencialmente em: pneus desportivos, pneus de conforto e pneus ecológicos.
O desportivo é para quem pretende o prazer e a adrenalina da condução. O confortável junta o conforto à durabilidade. E o ecológico tem menos resistência ao rolamento, faz mais km e faz com que o carro tenha menos consumo, em suma, amigo do ambiente.
Michelin (aqui) para mim é líder de mercado, pioneira em produtos de alta performance, pneu que está comprovado que faz pelo menos 20% mais km que as outras marcas e a relação qualidade/preço compensa em todas as gamas.
Pneus desportivos
A nível de pneus desportivos, na minha opinião em durabilidade e aderência o Pilot Sport 4S é o melhor na marca Michelin, na Bridgestone temos o Potenza Sport e na Pirelli temos o P-Zero (PZ4).
A Bridgestone em termos de condução desportiva agressiva, para mim, o Potenza Sport é o melhor do mercado, porque tem melhor aderência, mas naturalmente irá fazer menos km.
A Pirelli gama desportivo é um pneu que se adapta muito bem principalmente em carros italianos, nomeadamente Ferraris, Lamborigui e Masarati. Uma grande percentagem destes carros vêm equipados de origem com pneus Pirelli.
Pneus de Conforto
A nível de conforto na Michelin o melhor pneu é o Primacy 4+, em conforto e quilometragem. Na Bridgestone temos o T005 como líder dessa gama e na Pirelli, o Cinturato P7.
Pneus Ecológicos
A nível de pneus ecológicos, estes têm menos resistência ao rolamento, logo o carro tem menos consumo, faz mais km. Ideal para veículos elétricos ou híbridos, devido ao menor consumo permitirá uma maior autonomia nestes veículos. Na Michelin temos o piso E-Primacy, idealizado para veículos elétricos ou híbridos. Na Pirelli temos o piso Powergy.
Marcas Qualidade/Preço
Marcas qualidade/preço aconselho BF Goodrich (2ª linha da marca Michelin – aqui) e Firestone (2ª linha da marca Bridgestone – aqui), contudo, temos outras alternativas como a Kleber, Mabor, Hankook, entre outras. Estas marcas têm uma durabilidade inferior na ordem dos 20% em relação ás premium, por outro lado têm uma economia a nível de preço na ordem dos 20%. A nível de segurança é satisfatório.
Marcas Budget
As marcas Budget (aqui) na verdade vêm colmatar os pneus usados porque na verdade são bastante mais em conta do que as marcas premium, contudo, naturalmente não têm a mesma segurança e fazem menos km.
Pneus usados não aconselho de forma nenhuma, grande parte deles estão ressequidos, muito velhos. Vêm com muitas bolsas de ar, nas travagens podem colocar as pessoas em perigo, provoca vibrações e deterioram os órgãos mecânicos de maior desgaste.