O óleo lubrificante tem cinco principais funções:
• Redução do atrito, o óleo forma uma fina película entre duas superfícies móveis, reduzindo o atrito e possíveis consequências como o desgaste e a quebra dos componentes.
• Refrigeração, o óleo lubrificante também representa um meio de transferência de calor.
• Limpeza, o óleo coloca em suspensão as impurezas, poeiras, resíduos de combustível e as partículas de desgaste que posteriormente se depositarão no filtro. Desta forma mantém o motor limpo e evita acumulação de sujidade, desgaste ou gripagem prematura dos segmentos e a formação de depósitos no cárter.
• Proteção contra a corrosão, o óleo protege as superfícies internas do motor contra a corrosão causada por água e ácidos resultantes da combustão.
• Vedação, impede a saída do lubrificante e a entrada de contaminantes externos aos compartimentos das turbinas.
A mudança de óleo é uma operação necessária para o bom funcionamento e manutenção do motor e devem ser acompanhada pela mudança do filtro de óleo. Ambas asseguram uma lubrificação ótima e prolongam a vida do motor, porque protegem todas as partes internas do motor e melhoram o seu rendimento. O óleo novo remove as impurezas e pequenas partículas metálicas que saturaram o óleo velho.
A frequência de mudança de óleo é de pelo menos uma vez ao ano (segundo o tipo de óleo).