Etiquetagem dos Pneus

Esta normativa entrou em vigor a 1 de Novembro de 2012 e tornou obrigatória a etiquetagem de pneus. Este novo sistema foi criado para melhorar a segurança na estrada, promover a economia de combustível e reduzir o impacto no meio ambiente.
A normativa de pneus permite avaliar três aspetos fundamentais do pneu: eficiência de combustível, aderência em superfície molhada e ruído. Estes parâmetros ajudam o consumidor a reconhecer e a diferenciar pneus de melhor e pior qualidade.

A eficiência de combustível indica o contributo do pneu no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

Quando os seus pneus circulam na estrada, existe um nível de resistência que tem um impacto no consumo de combustível. Por outras palavras, a resistência ao rolamento é a energia perdida pelo pneu por unidade de distância percorrida, representando cerca de 20% do consumo de combustível nos veículos. Se os seus pneus são de baixa resistência ao rolamento, eles oferecer-lhe-ão uma maior eficiência energética.

A classificação de pneus varia entre A (eficiência de combustível mais alta) e G (eficiência de combustível mais baixa). Optar por um pneu de classificação A em vez de G pode diminuir o consumo de combustível até 8%.

A medida da aderência ao piso molhado avalia a capacidade do pneu em aderir ao piso molhado. Avaliam a distância necessária para ir de 60 km/h a 20 km/h medida em linha reta numa estrada molhada (com uma altura variável de água entre 0,5 e 2 mm).

Dos 3 critérios considerados pelo sistema de etiquetagem, a aderência em piso molhado é aquele que tem um impacto direto na segurança. É necessário ter em conta que, independentemente da classe do pneu que vamos escolher, a aderência e a qualidade de travagem dependem também da pressão do pneu, do estado dos discos do travão, do nível e qualidade do líquido de travões e do estado dos amortecedores.

As classificações variam entre A e G, sendo que os pneus com classificação A têm um melhor desempenho/eficiência na travagem e os pneus com classificação G têm pior desempenho. As classificações D e G não existem em pneus para veículos ligeiros.

A diferença na distância de travagem, entre um pneu de classificação A e F, numa travagem a fundo, a uma velocidade de 80km/h, pode chegar aos 18 metros.

Esta medida avalia qual a contribuição da rodagem dos pneus para o ruído produzido à passagem do carro e que tem impacto na condução e circulação à sua volta. Abaixo de 50 km/h, trata-se principalmente do ruído do motor. Acima de 50 km/h, o ruído de rolamento oriundo dos pneus é o que mais se ouve. Portanto, ao reduzir o “ruído exterior” dos pneus, reduz-se a poluição acústica dos deslocamentos na estrada.

A União Europeia mede o ruído em decibéis (dB). Para além disso, a classificação divide-se em 3 ondas de som:

  • 1 onda de som: Silencioso – abaixo do atual limite europeu (imposto a Novembro 2016);
  • 2 ondas de som: Moderado – limite imposto pela União Europeia;
  • 3 ondas de som: Ruidoso – acima do atual limite europeu.
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