Descrição
1l Óleo Motul 10W40 6100 é um lubrificante semissintético especialmente desenvolvido para viaturas equipadas com motores a Gasolina ou Diesel, com ou sem sobrealimentação, com sistemas de injeção direta ou indireta e sistemas de pós-tratamento. Recomendado para todos os tipos de motores a Gasolina e Diesel, utilizando todos os tipos de combustíveis: Diesel, Biodiesel, Gasolina com / Sem Chumbo, Etanol e Gás GLP. Compatível com catalisadores (pode consultar mais informações aqui).
Caso pretenda adquirir este o óleo motul 10W40 6100 em outras quantidades em 4L ou fazer uma revisão, consultar aqui.
Tipos de óleos:
Existem três tipos de óleos lubrificantes: 100% sintéticos, semissintéticos e minerais. Dentro de cada tipo encontrará diferentes níveis de viscosidade.
O óleo é um elemento essencial para o funcionamento de qualquer motor de combustão. O seu trabalho é proteger cada uma das partes, gerando uma película que reduz o atrito. Além de lubrificar, o óleo ajuda a controlar a temperatura, transferindo e dissipando o excesso de calor para outras partes móveis. Nesse sentido, na ausência de óleo, o atrito progressivo dos pistões com as bielas e o virabrequim pode causar desgaste prematuro das peças. Além disso, na ausência de óleo haverá um aumento da temperatura devido ao atrito, levando a uma falha grave do motor.
1. Óleos minerais: é o tipo de óleo mais antigo e é obtido diretamente da destilação do petróleo. Em suma, ele responde pior às mudanças de temperatura devido à sua viscosidade altamente diversificada. É recomendado para uso em motores muito desgastados.
2. Óleos semissintéticos: são o resultado da combinação de bases minerais e sintéticas, com proporção entre 60% e 80% em óleo mineral com o restante óleo sintético. Têm benefícios menores do que 100% sintéticos.
3. Óleos sintéticos: é um óleo em processo de transformação no qual se misturam diversos produtos como o etileno e outros derivados do petróleo. O seu índice de viscosidade é mais alto, portanto, suportam melhor as temperaturas extremas de motores exigentes. Apresentam melhor comportamento frente aos processos de oxidação e evaporação, o que lhes permite alongar os seus períodos de troca.