Descrição
Óleo Motul 5W40 X-Clean
O óleo Motul 5W40 X-Clean é um lubrificante 100% sintético, de alto desempenho aprovado por muitos fabricantes de automóveis. Primordialmente concebido para veículos de última geração, equipados com motores a gasolina e diesel, injeção direta, que cumpram as normas ambientais Euro 4, 5 ou 6, e que exijam um óleo ACEA C3, com alta viscosidade HTHS (>3.5 mPa.s) e “Mid SAPS”, baixo teor de cinzas sulfatadas (≤0.8%), fósforo (≥0.07 x ≤ 0.09 %) e enxofre (≤ 0.3%).
Compatível com catalisadores e filtros de partículas (FAP).
Recomendado para todo o tipo de combustíveis, gasolina, diesel, GPL, GNC e biocombustíveis.
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Caso pretenda adquirir este tipo de óleo em outras quantidades em 5L ou revisão, consultar aqui.
Tipos de óleos:
Existem três tipos de óleos lubrificantes: 100% sintéticos, semissintéticos e minerais. Dentro de cada tipo encontrará diferentes níveis de viscosidade.
O óleo é um elemento essencial para o funcionamento de qualquer motor de combustão. O seu trabalho é proteger cada uma das partes, gerando uma película que reduz o atrito. Além de lubrificar, o óleo ajuda a controlar a temperatura, transferindo e dissipando o excesso de calor para outras partes móveis. Com efeito, na ausência de óleo, o atrito progressivo dos pistões com as bielas e o virabrequim pode causar desgaste prematuro das peças. Além disso, na ausência de óleo haverá um aumento da temperatura devido ao atrito, levando a uma falha grave do motor.
1. Óleos minerais: é o tipo de óleo mais antigo e é obtido diretamente da destilação do petróleo. Em suma, ele responde pior às mudanças de temperatura devido à sua viscosidade altamente diversificada. É recomendado para uso em motores muito desgastados.
2. Óleos semissintéticos: são o resultado da combinação de bases minerais e sintéticas, com proporção entre 60% e 80% em óleo mineral com o restante óleo sintético. Têm benefícios menores do que 100% sintéticos.
3. Óleos sintéticos: é um óleo em processo de transformação no qual se misturam diversos produtos como o etileno e outros derivados do petróleo. O seu índice de viscosidade é mais alto, assim sendo, suportam melhor as temperaturas extremas de motores exigentes. Apresentam melhor comportamento frente aos processos de oxidação e evaporação, em conclusão permite alongar os seus períodos de troca.