Descrição
Óleo Motul 5W40X-Cess
O óleo Motul 5W40 X-Cess é um lubrificante 100% sintético, de alto desempenho aprovado por muitos fabricantes de automóveis. Especialmente projetado para veículos recentes e equipados com motores de alta cilindrada, gasolina e diesel, com turbo ou não, com injeção direta ou indireta. O óleo Motul 5W40 X-Ces é um produto multiaplicação que atende diversas aprovações de fabricantes e principalmente recomendado para veículos ainda cobertos por garantia. Adequado para todos os tipos de combustível: gasolina com e sem chumbo, etanol, GLP ou diesel. Compatível com catalisadores.
Consulte mais informações aqui.
Caso pretenda adquirir estes tipos de óleos em outras quantidades em 1L ou revisão, consultar aqui.
Tipos de óleos:
Existem três tipos de óleos lubrificantes: 100% sintéticos, semissintéticos e minerais. Dentro de cada tipo encontrará diferentes níveis de viscosidade.
O óleo é um elemento essencial para o funcionamento de qualquer motor de combustão. O seu trabalho é proteger cada uma das partes, gerando uma película que reduz o atrito. Além de lubrificar, o óleo ajuda a controlar a temperatura, transferindo e dissipando o excesso de calor para outras partes móveis. Com efeito, na ausência de óleo, o atrito progressivo dos pistões com as bielas e o virabrequim pode causar desgaste prematuro das peças. Além disso, na ausência de óleo haverá um aumento da temperatura devido ao atrito, levando a uma falha grave do motor.
1. Óleos minerais: é o tipo de óleo mais antigo e é obtido diretamente da destilação do petróleo. Em suma, ele responde pior às mudanças de temperatura devido à sua viscosidade altamente diversificada. É recomendado para uso em motores muito desgastados.
2. Óleos semissintéticos: são o resultado da combinação de bases minerais e sintéticas, com proporção entre 60% e 80% em óleo mineral com o restante óleo sintético. Têm benefícios menores do que 100% sintéticos.
3. Óleos sintéticos: é um óleo em processo de transformação no qual se misturam diversos produtos como o etileno e outros derivados do petróleo. O seu índice de viscosidade é mais alto, assim sendo, suportam melhor as temperaturas extremas de motores exigentes. Apresentam melhor comportamento frente aos processos de oxidação e evaporação, em conclusão permite alongar os seus períodos de troca.