Descrição
O sistema de travagem de um automóvel é composto por três componentes: calços de travão, discos de travão e sensor de desgaste.
Calços de Travão Calços de Travão
Os calços de travão são peças-chave numa condução segura pois a pressão que exercem sobre o disco de travão permite parar o seu veículo. Com o propósito de aumentar a sua segurança ao volante, os profissionais da Josilex recomendam a verificação regular do estado dos calços do seu automóvel.
Assim, recomendamos a substituição dos calços de travões nas seguintes situações:
- Em média, entre os 30 000 e os 40 000 quilómetros.
- Quando a espessura das pastilhas atinge o limite mínimo definido pelo fabricante;
- Quando a luz indicadora de desgaste acender no painel assinalando assim anomalia no sistema de travagema
Contudo, para sua segurança deverá ter especial atenção quando se verifiquem as seguintes situações:
- Aumento da distância de travagem;
- Existência de sons anómalos no ato de travagem;
- Desvio do trajeto do automóvel durante a travagem;
- Oscilações ou trepidação durante a travagem;
- Deficiências e anomalias no ato de travagem.
Discos de Travão Discos de Travão
Os discos de travão, juntamente com os calços de travões, representam um papel determinante no ato de travagem. Devido à fricção que é exercida pelas calços nos discos estes são peças sujeitas a desgaste, sendo assim recomenda-se a sua verificação periódica. Isto é, para maior segurança ao volante deverá realizar inspeções frequentes pois, em média a duração dos discos de travão em condições consideradas normais está estimada nos 80 000 quilómetros (cerca de dois jogos de pastilhas).
Em suma, para sua segurança deverá ter especial atenção quando se verifiquem as seguintes situações:
- Alteração da direção do veículo durante a travagem;
- Maior vibração ou funcionamento impreciso do pedal de travão quando pressionado;
- Surgimento de sons anómalos durante a travagem.
Sensor de Desgaste
O sensor de desgaste é uma peça que permite avisar os automobilistas da necessidade da substituição dos calços de travão, nomeadamente quando a luz dos calços se acende. Isto é um mecanismo para evitar falhas de segurança, contudo neste momento nem todos os veículos apresentam este mecanismo.