Descrição
O pack – óleo 5W30 e filtro de óleo foi criado a fim de uniformizar e simplificar as revisões de óleo para o cliente.
Existem três tipos de óleos lubrificantes: 100% sintéticos, semissintéticos e minerais. Dentro de cada tipo encontrará diferentes níveis de viscosidade.
O óleo é um elemento essencial para o funcionamento de qualquer motor de combustão. O seu trabalho é proteger cada uma das partes, gerando uma película que reduz o atrito. Além de lubrificar, o óleo ajuda a controlar a temperatura, transferindo e dissipando o excesso de calor para outras partes móveis. Obviamente, na ausência de óleo, o atrito progressivo dos pistões com as bielas e o virabrequim pode causar desgaste prematuro das peças. Além disso, na ausência de óleo haverá um aumento da temperatura devido ao atrito, levando a uma falha grave do motor.
Tipos de óleos:
1. Óleos minerais: é o tipo de óleo mais antigo e é obtido diretamente da destilação do petróleo. Em suma, ele responde pior às mudanças de temperatura devido à sua viscosidade altamente diversificada. É recomendado para uso em motores muito desgastados.
2. Óleos semissintéticos: são o resultado da combinação de bases minerais e sintéticas, com proporção entre 60% e 80% em óleo mineral com o restante óleo sintético. Têm benefícios menores do que 100% sintéticos.
3. Óleos sintéticos: é um óleo em processo de transformação no qual se misturam diversos produtos como o etileno e outros derivados do petróleo. O seu índice de viscosidade é mais alto, assim sendo, suportam melhor as temperaturas extremas de motores exigentes. Apresentam melhor comportamento frente aos processos de oxidação e evaporação, em conclusão permite alongar os seus períodos de troca.
Óleo 5W30
Óleo 5W30 MOTUL 8100 X-CLEAN EFE
Lubrificante 100% sintético de elevado desempenho simultaneamente de alta proteção e permitindo poupança de energia. Aprovado, similarmente, pela BMW, GM-Opel, MERCEDES e pelas suas propriedades de Extra Fuel Economy.
Especialmente concebido para as viaturas de última geração, equipadas com motores a gasolina ou a diesel, atmosférico ou turbo, com injeção indireta ou direta, que cumprem as normas de emissões Euro 4, 5 ou 6, e que exijam um óleo ACEA C3, ou seja, de elevada viscosidade HTHS (>3,5 mPa.s) e “Mid SAPS”, de teor reduzido em cinzas sulfatadas (≤ 0,8%), fósforo (≥0,07 – ≤ 0,09 %) e enxofre (≤ 0,3%), ou ACEA C2, ou seja, de baixa fricção, baixa HTHS (≥ 2,9 mPa.s) e “Mid SAPS”.
Adequado quando é necessário um lubrificante “Fuel Economy”: Normas ACEA C2. Compatível para as panelas catalíticas (CAT) e os filtros de partículas (FP).
Mais informações aqui (aqui).
Óleo 5W30 MOTUL SPECIFIC 2290
Lubrificante 100 % Sintético “Fuel Economy” de altas prestações especialmente formulado para todos os veículos recentes do grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS) com motores de gasolina de última geração ou Diesel « HDi » com ou sem FAP, que requerem um óleo homologado sob PSA B71 2290, e incluídos dentro das normas de regulamentação de emissões Euro 4, Euro 5 e Euro 6.
É igualmente recomendado para requerimentos de lubrificantes Fuel Economy e nível ACEA C2. Óleo de motor que cumpre as especificações da norma PSA B71 2290 da sociedade PEUGEOT CITROËN DS AUTOMOBILES para os veículos do grupo PSA. Compatível com catalisadores e filtros de partículas (FAP).
Mais informações aqui (aqui).
Óleo 5W30 MOTUL SPECIFIC 0720
Especialmente concebido para veículos recentes do grupo Renault (Renault, Dacia, Samsung) equipados com motores diesel com filtro de partículas (DPF) para atender às normas antipoluentes EURO V e EURO IV, onde é obrigatório utilizar óleos com a aprovação Renault RN0720.
Para motores 2.2 L dCi FAP, usar somente produtos aprovados RN0710, como MOTUL 8100 X-clean 5W-40 MOTUL, 8100 X-cess 5W-40 ou MOTUL 6100 Synergie + 10W-40. A norma RN0720 é aplicada também em modelos RENAULT Laguna III 1.5 dCi Sem FAP fabricados antes de outubro de 2008 e Kangoo II 1.5 dCi sem FAP fabricados antes de junho de 2008.
Mais informações aqui (aqui).
Óleo 5W30 MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00
Especialmente concebido para veículos recentes do grupo VAG (VOLKSWAGEN, AUDI, SKODA e SEAT), em suma, equipados com motores que cumprem as normas antipoluição Euro 4, 5 e 6 e que requerem um óleo com baixo teor de Enxofre, Fósforo e Cinza Sulfatada (baixo SAPS).
MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 5W-30 pode ser utilizado em todos os veículos que necessitem de um óleo que atenda as normas acima: VW 501 01, 502 00, 503 00 e 503 01 para os motores a gasolina, e 505 00, 505 01, 506 00 ou 506 01 para motores diesel. Os motores VOLKSWAGEN R5 e V10 TDI entre 2003 e 2007 devem utilizar um produto homologado com a norma VW 506 01 no grau 0W-30, como MOTUL SPECIFIC 506 01 506 00 503 00 0W-30 ou MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30.
Os intervalos de manutenção permanecerão fixos em 15.000 km na Europa para todos os veículos que requerem exclusivamente um lubrificante com nível VW 501 01, 502 00, 505 00 ou 505 01, mesmo que o veículo utilize MOTUL Specific 504 00 507 00 5W-30 ou MOTUL SPECIFIC 504 00 507 00 0W-30.
Mais informações aqui (aqui).
Óleo 5W30 MOTUL 8100 X-CLEAN +
Lubrificante de alto desempenho 100% sintético especialmente desenvolvido para motores a gasolina e diesel que cumpram as normas ambientais EURO 4, 5 e 6, e que de fato exijam um óleo com alto valor HTHS (>3.5 mPa.s) e “Mid SAPS”, baixo teor de cinzas sulfatadas (≤ 0.5%), fósforo (≥0.07% x ≤ 0.09%) e enxofre (≤ 0.2%).
Compatível com catalisadores (CAT) e filtros de partículas – FAP (o DPF, Filtros de Partículas Diesel). Particularmente recomendado para veículos do grupo BMW, MERCEDES, PORSCHE e VAG (VW, Audi, Seat, Skoda) de última geração. Também adequado para motores a gasolina e diesel que exijam um lubrificante ACEA C3.
Mais informações aqui (aqui).
Caso pretenda adquirir estes tipos de óleos em outras quantidades em 1L ou 5L, consultar aqui.